Pokémon GO pode roubar suas informações? Mito ou verdade?

0

Há muitas teorias rolando nas redes sociais de que Pokémon GO pode roubar suas informações. Por se tratar de um game de realidade aumentada e que necessita de muitos dados dos jogadores, surgiram boatos de que o jogo tem acesso a tudo e, pior ainda, repassa para o governo.

Alguns fatos que levaram muitos jogadores a acreditar nessas notícias são, basicamente, pela localização via GPS exata de onde está o gamer, acesso à câmera e as imagens, além de toda a sua movimentação. Mas será que isso influencia mesmo? Mito ou verdade?

Pode ficar tranquilo, é mito. Para saber mais, continue acompanhando o post.

Pokémon GO estaria roubando informações?

Pokémon GO tem acesso aos seus dados?

Sim, tanto que está tudo descrito naqueles termos que você aceita logo que instala o aplicativo do jogo. Segundo a Niantic, desenvolvedora do Pokémon GO, a empresa repassa informações a órgãos do governo e companhias privadas desde que envolva alguma investigação criminal. Esse foi o ponto crucial para o boato ganhar força e que deixou muita gente preocupada.

Porém, analisando bem, não tem porque deixar de jogar por isso. Ao menos que você queira fechar todas suas redes sociais e deixar até de usar Windows. Sim, isso mesmo. Entenda que todas as empresas de tecnologia (Facebook, Windows, Twitter e similares) usam a mesma Política de Privacidade, com termos até mais específicos que os utilizados no jogo.

Sendo assim, não tem essa de teoria da conspiração. Pokémon GO foi criado apenas como mais uma forma de entretenimento e é inofensivo aos seus dados em relação a tudo que usamos atualmente. Portanto, pode continuar jogando sem medo!

Entenda que qualquer informação pessoal usada para prejudicar os usuários de qualquer aplicativo é feita por hackers e indivíduos mal intencionados, que têm acesso aos servidores para roubar os dados e dar golpes.

pokemongo-brasil-informacoes

O que posso fazer para ter mais segurança no Pokémon GO?

Baixe sempre o aplicativo por meio da loja oficial de seu aparelho – Play Store, no Android; e App Store, no iOS. Evite instalar o app por meio de links duvidosos, ainda mais de fóruns e redes sociais.

Desative a câmera e evite que o jogo tenha acesso à realidade aumentada. Mantenha a função desligada e use o modo do game. Pode ficar sem graça, mas se você quer proteção, é uma boa. Além disso, não vai travar na hora de capturar o Pokémon – experiência própria.

Leia os termos de uso. Sim, praticamente ninguém faz isso, mas lendo a Política de Privacidade, você fica ciente do que o aplicativo está acessando. Aí vai de você se joga ou não.

O que indicamos? Jogue normalmente. Pokémon GO trabalha em parceria com o governo e respeita todas as condições, só divulgando dados em casos de crime e similares. Para quem só quer ser um ótimo treinador e pegar todos os monstrinhos, não há problema nenhum, fique tranquilo.

Compartilhe