Pokémon GO ainda não está disponível no Brasil, mas isso não significa que ficaremos na desvantagem! E vamos explicar o por quê!

Quando o Pokémon GO foi lançado, todos começaram às cegas, descobrindo aos poucos sobre como o jogo funciona. Nós temos uma arma secreta (e por nós quero dizer todos os treinadores onde ainda não foi lançado)! E esta nos foi dada indiretamente pela Niantic:

As estratégias e conhecimentos compartilhados pelos demais treinadores!

85df40c0-2ccc-0134-0cac-0a0b9a139ea7E por isso somos gratos a Niantic, mesmo com essa demora para lançar no Brasil. Você já parou para olhar por esse ângulo? Isso significa que você, caro leitor ou leitora, desde o começo irá ter vantagem sobre os demais, mesmo eles já estando nos níveis mais altos, pois desde os primeiros níveis do jogo você irá evitar de cometer os mesmos erros que o resto do mundo(acho que nunca esse termo foi tão literal não é mesmo!?). E nós vamos ajudar isso a se tornar uma verdade ainda mais forte com nossos tutoriais e pesquisas sobre as estratégias do jogo!

Então sem mais delongas, vamos analisar melhor como funciona o Nearby. A Função que indica os Pokémon que estão relativamente próximos do treinador!

Ao visualizar sua versão minimizada ali, mesmo, no cantinho direito inferior da tela, ou clicando nele para expandir, você notará que existem patinhas abaixo dos Pokémon. Podendo ir de 1 a 3 patinhas. Quanto mais patinhas mais longe o Pokémon está! Mas o quão longe?

Um jeito simples de descobrir é fazer um teste! Lembra daquelas aulas chatas de física em campo aberto, ensinando a medir espaços e marcações e etc? Pois bem, finalmente descobrimos que nossos professores eram viajantes do tempo e só estavam nos ajudando a encontrar os Pokémon no futuro! Obrigado professor nunca mais vou “zuar” o jeito engraçado como apontava para o quadro quando dava uma bronca na turma entediada com a matéria quando era pequeno!
E  nossos amigos gringos já fizeram centenas de vezes esse teste e postaram por toda a internet!

Funciona assim.Vá para um campo aberto onde será seguro fazer o teste. Ao localizar um Pokémon, já no momento em que ele fica visível em sua tela para capturar. Posicione um marcador no chão (pode ser qualquer coisa, uma pedra pintada, um balde, um toco, o que sua imaginação e o bom senso permitirem) exatamente onde está o Pokémon. Vá andando em qualquer direção alguns passos até que veja a quantidade de patinhas aumentar. Pare neste exato ponto e coloque outro marcador, repita o processo andando em linha reta até a última patinha. Depois refaça medindo todo o espaço percorrido até chegar a onde marcou o lugar onde o Pokémon efetivamente apareceu. Pronto! Você já terá uma ideia bastante confiável da localização e distância aproximada de seu alvo Pokémon!

85df40c0-2ccc-0134-0cac-0a0b9a139ea7
Fazendo isso qual foi o resultado gerado? Em praticamente todos os testes por ai, o resultado revelou mais ou menos a mesma distância. Como pode variar um pouco devido a dificuldades do GPS e instabilidades naturais de conexão com internet, não é possível oferecer um valor exato, mas aqui está uma média.

1 40 metros

2 60 metros

390 metros

 

Agora você já tem uma noção bem plausível da distância dos Pokémon!

Como pode acontecer de ter vários Pokémon com o mesmo tanto de patinhas por perto, ainda não dá pra saber qual vai encontrar (e achamos mais divertido assim!) mas ainda fica aquela dúvida de para que lado ir?  É bem simples na verdade. Foque o Pokémon que procura e ande em qualquer direção se as patinhas aumentarem ou ficar o mesmo tanto vc está se distanciando, dê meia volta e siga na direção oposta. Você verá as patinhas reduzindo até encontrar o Pokémon!

E agora a dica de ouro:

Ao olhar no mapa, você verá ocasionais porções de mato pulando no mapa, algo bem parecido com os desenhos animados por ai, em que vemos matinhos voando quando algum personagem está andando, camuflado por eles. E tal qual nos desenhos, ali haverá também um Pokémon camuflado!