Com a popularização das redes sociais e a inclusão digital, não é de se espantar que um novo tipo de media tenha surgido e esteja se fortalecendo.
Não tão nova assim, para falar a verdade, o que vou chamar aqui de Rolemedia (uma brincadeira com as palavras Roleplay e Media) já vinha fazendo sucesso com os RPGistas,especialmente aqui no Brasil com a série Tormenta RPG que já praticava isso desde sua criação.

Com o lançamento de Ingress, que é totalmente baseado na Rolemedia e na Intermedia
(quando artigos sobre o mesmo assunto são postados em mídias diferentes, normalmente ligados entre si e expandindo seu conteúdo), está havendo um renascimento ou talvez o surgimento da verdadeira Rolemedia.

Mas… o que diabos é isso?
Rolemedia é uma forma especial de passar informação, pois tem o objetivo de informar e te dar imersão, através de roleplay(interpretação de personagem) dentro do tema informado.
Voltando ao Ingress da Niantic, pode se ver claramente o funcionamento da Rolemedia nos vídeos do Ingress Report, no canal oficial do Youtube, em que uma agente(como chamam os jogadores) passa as informações que a empresa quer passar, e ao mesmo tempo te insere no mundo do jogo repassando tudo como sendo informações de alta classe, vindas de uma agente ingame(funcionária da empresa). Enquanto segue os objetivos, e os reports, mesmo buscando notícias sobre atualizações, novos itens e demais artigos relacionados ao jogo, você nunca sai do contexto da mídia SciFi do game.Mantendo assim um público unido e participante, que forma uma verdadeira comunidade.

Como Pokémon GO está sendo desenvolvido pela Niantic, responsável pelo Ingress, e todo novo game da franquia Pokémon costuma ter uma história própria já ligada há história geral de Pokémon, é de se esperar que algo semelhante seja abordado em Pokémon GO. Alguns exemplos da Rolemedia acontecendo poderiam ser coisas como um canal oficial da Nintendo e Pokémon Company, onde funcionários, vestidos como treinadores, passariam as informações de forma interpretativa como se o mundo real fosse o jogo Pokémon, em que situações como o evento em que o Mewtwo aparece, sejam divulgadas na forma de relatos de treinadores Pokémon, ou mesmo como manchetes de um jornal fictício Pokémon.
Isso somado a Intermedia, pode expandir de forma incrível o universo Pokémon, sua história, e garantir o melhor Roleplay  e integração entre jogadores e o jogo. Garantindo uma imersão ao Pokémon GO que hoje só o Ingress possui.

pokemongo-mewtwo

“Mewtwo avistado próximo a parque no centro da cidade. Pesquisadores Pokémon traçaram seu padrão de avistamentos e informaram que ele aparecerá dia 16 desse mês por volta das 14H. E solicitam a presença do maior número de treinadores possível para ajudar no plano de contenção do Pokémon!”

 

RelatedPost