Finalmente algo tangível sobre o desenvolvimento de Pokémon GO se revela para nós!

Pedimos desculpas pela demora em abordar o suposto vazamento do vídeo de Pokémon GO Beta, nossa política investigar e analisar cada informação antes de divulgar para vocês.

O Foco aqui é garantir informação de qualidade pois pensamos no quanto é importante para você ter as melhores informações.

Dito isso e sem mais delongas! Eis o que descobrimos, ponderamos e analisamos!

Para começar: O vídeo supostamente teria vazado a partir de uma filmagem feita durante o evento SxSWGaming (South by Southwest) um evento anual que reúne toda sorte de mídia interativa, festivais de música e conferências.

Fomos atrás da informação e achamos algumas coisinhas bem interessantes sobre isso!

Veja esse Tweet do próprio Senhor Hanke, o CEO da Niantic, responsável pelo desenvolvimento de Pokémon GO.

Tweet Pokémon GO

EXATAMENTE! Ele confirmou presença no evento. E aqui está um link comprovando que havia de fato, marcada no evento, uma conferência apresentada por John no dia 18 de Março.

Chamada de The Future of AR is Already in Your Pocket( O Futuro da AR já está em seus bolsos) em que Hanke falaria com mais detalhes sobre o impacto da Realidade Aumentada e seu futuro com os Smartphones.

De posse de tais informações, todos aqui na redação ficaram realmente empolgados, pois só reforça a possível veracidade do vídeo.

Então sabemos que o evento rolou. John Hanke estava lá, e que falaria exatamente sobre o futuro que sua realidade aumentada está construindo.(Sobre isso, não deixe de dar uma lida em nosso artigo sobre a Rolemedia e sobre o investimento enorme que vem sendo feito.)

Agora que sabemos que há grandes chances do vídeo ser mesmo real. Vamos para a análise do vídeo em si.

Logo no começo, podemos ver um avatar do jogador, em cima de um mapa bem parecido com o que vemos no Ingress e em GPS´s. Há um Pokémon Ivyssauro, aparecendo também. Logo abaixo vemos o Level do Jogador, seu Nick, e uma pequena foto do avatar.(já esperados) Além disso há também 3 pequenos Ivysaurs.

pokemon-go-brasil-beta-01

avatar-pokemon-x-yO avatar, ali no mapa, é realmente uma grande novidade. Ninguém por aqui esperava isso e acreditamos que possa haver personalização dele no futuro, como já vemos em Pokémon X e Y. E há rumores de que o mesmo acontece em Pokken Tournament, e talvez Pokémon Battle Revolution.

Os 3 Pokémon ali no cantinho, poderiam indicar que há uma quantidade especifica daquele Pokémon no momento em que ele aparece. Se for o caso, realmente faz sentido já que ajuda a balancear o jogo impedindo infinitas capturas antes de o Pokémon reaparecer. Poderia ser também os Pokémon já capturados e no time principal do treinador.

Há também algumas marcações, mais ao fundo, que não conseguimos identificar o que podem vir a ser.

Seguindo com o vídeo, podemos ver um pulso extremamente parecido com o que vemos no Ingress, quando atualiza o mapa ao interagir com um objeto ingame, e logo em seguida, o que todos esperávamos finalmente se revela. O Pokémon aparecendo pela câmera na realidade aumentada, sendo inserido num fundo real, no caso um gramado em algum campo aberto.

pokemon-go-vaza-beta

Aqui há um conteúdo bem interessante:

– Primeiro é a interface. Claramente bem em modo desenvolvedor ainda, apenas com o essencial. Está bem crua. Pode ser por que ainda estão terminando de desenvolver, ou mesmo uma manobra costumeira ao lançar betas e apresentações, que é esconder conteúdos que só querem revelar no dia do lançamento. De certa forma, lembra um pouco menus de Pokémon Stadium também.

– Podemos ver alguns glitches com o posicionamento do Pokémon. Mas certamente não é nada com que se preocupar. Primeiro por que ali era só um gramado sem muitas referências para ajudar a câmera, segundo por que é o tipo de coisa para o qual abriram o beta no japão, para poder identificar e corrigir antes do lançamento.

– O uso de uma Pokéball, que demonstra a chance de erro ao tentar capturar o Pokémon e também, quase que como uma resposta a quem reclamava de que seria só jogar a Pokéball e capturar. Podemos ver que ele não é capturado de primeira sem batalhar. Além disso usou-se uma Masterball para fazer a captura definitiva, tudo com as animações que já conhecemos. Isso só nos faz crer que terá sim as batalhas como esperamos. Por quê não mostraram as batalhas ainda é um mistério.

– Outro detalhe interessante fica para a nostálgica e já conhecida música de batalha da série. Definitivamente nos trazendo para dentro do jogo.

– Ao capturar o Pokémon, vemos uma quantidade de pontos de experiência sendo recebida. Isso já nos confirma, então, uma das formas de ganhar experiência no jogo, que será capturando os Pokémon, ou provavelmente, terminando uma batalha bem sucedida.

pokemon-go-vaza-beta-exp
– Talvez o detalhe que mais nos chamou a atenção, foi a existência de um Cristal, ali em baixo na tela, logo após aparecer a informação da Pokédex sobre o Pokémon. Como visto na foto abaixo.

pokemon-go-vaza-beta-ivy

Por quê esse Cristal é tão importante? Deixamos essa por último por que é a revelação mais importante, assumindo que o vídeo seja mesmo sobre o real Pokémon GO em funcionamento.

A resposta é que ele parece muito com o visto em Pokémon Shuffle, e se for o caso mesmo, confirma a presença das transações no jogo e seu funcionamento básico.

Vamos explicar: Como já acontece em Pokémon Shuffle. Os itens pagos são adquiridos através dos Cristais, que podem ser comprados com dinheiro real ou conseguidos em eventos dentro do jogo, ou até mesmo realizando certas missões. O que é realmente interessante, já que mostra que mesmo o conteúdo que seria pago, não é exclusivamente adquirido comprando os Cristais com seu dinheiro.

Fica bem claro, se realmente for o caso, que Pokémon GO herdará um sistema semelhante. Lembrando, que no Pokémon Shuffle, você paga dinheiro do jogo para comprar a Greatball usada para melhorar suas chances de captura, isso nos dá uma pista de que talvez não será apenas com conteúdo pago que será possível adquirir as Pokéballs e suas semelhantes.


Infelizmente o áudio de fundo que acompanha o vídeo é muito ruim e não conseguimos identificar o que está sendo falado ao fundo. Mas, opinião do redator: ” Se não for muita empolgação minha com o vídeo e com a novidade, parece muito com a voz do John Hanke que já ouvi antes em outras palestras. Posso estar enganado, deixo bem claro até por que o áudio está terrível!”

Enfim é isso ai pessoal! A conclusão da nossa analise?

O vídeo tem tudo para ser real. Mostra elementos que já esperávamos ver e algumas novidades. O evento realmente aconteceu. John Hanke realmente esteve lá e comentou sobre um assunto que poderia facilmente levar a uma apresentação do Pokémon GO Beta. Além disso, tudo aconteceu de forma bem discreta. E é o melhor vídeo do que pode ser o Pokémon GO até o momento. Portanto como diria um certo caçador de mitos: “Classificamos como Plausível!”

Gostaríamos de agradecer a todos que enviaram links, comentários e teorias sobre o vídeo. Já estávamos cientes e analisando. Esperamos que tenham gostado da análise e lembrem-se:

Juntos Somos a maior comunidade de Pokémon GO do Brasil!